Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação

Cornélio Procópio, sexta-feira, 02 de maio de 2025 Telefone (43) 3520-0100

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 7:30 às 16:30 Horas

logo
Quin
01/05
Parcialmente Nublado
Máx 24 °C
Min 12 °C
Índice UV
0.0
Sext
02/05
Parcialmente Nublado
Máx 26 °C
Min 13 °C
Índice UV
0.0
Sáb
03/05
Parcialmente Nublado
Máx 27 °C
Min 15 °C
Índice UV
0.0
Domi
04/05
Parcialmente Nublado
Máx 27 °C
Min 16 °C
Índice UV
0.0

Cultura - Sábado, 13 de Abril de 2013

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Ouvir música faz bem ao cérebro, segundo estudo feito no Canadá

Ouvir música faz bem ao cérebro, segundo estudo feito no Canadá


Ouvir música faz bem ao cérebro, segundo estudo feito no Canadá

Um novo estudo de cientistas canadenses descobriu que ouvir música fez bem ao cérebro.

Uma equipe de estudiosos do Canadá utilizou imagens de ressonância magnética para constatar que áreas do "nucleus accumbens" (centro do cérebro para a satisfação e recompensa) se tornam ativas quando uma pessoa ouve uma música pela primeira vez.

As conexões nesse centro cerebral se tornam mais fortes ainda quando o ouvinte aprecia a música que está sendo tocada.

O estudo foi feito no Instituto Neurológico de Montreal, na Universidade McGill. Os cientistas tocaram 60 músicas diferentes a 19 pessoas durante os testes.

Os participantes estavam deitados numa máquina de ressonância magnética e manifestavam ter gostado do que ouviam quando compravam as músicas numa réplica de uma loja de música on-line.

"Nós sabemos que o nucleus accumbens está ligado à recompensa. Mas a música é abstrata. Não é como se você estivesse muito faminto e conseguisse um pouco de comida e ficasse feliz porque você está prestes a comer. A mesma coisa acontece com o sexo e com o dinheiro. São essas coisas que normalmente ativam o nucleus accumbens", disse a doutora Valorie Salimpor, uma das cientistas, em entrevista à BBC.

"O que é legal é ver que você fica ansioso e se empolga com algo totalmente abstrato: o próximo som da música que está tocando."

Os pesquisadores agora esperam descobrir o que forma o gosto musical de uma pessoa e se a razão pela qual pessoas diferentes gostam de tipos de música diferentes pode ser explicada pela ciência.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

Voltar para a listagem de notícias

Covid

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 7:30 às 16:30 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookYouTube

CONTATO

R. Justino Marquês Bonfim, 17
Conjunto Vitor Dantas
Cornélio Procópio - PR
CEP: 86302-194
Telefone: (43) 3520-0100
E-mail: relacoespublicas@cisnop.com.br

Ver Localização

Sistema

Consórcio Intermunicipal Saúde do Norte do Paraná de Cornélio Procópio - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.